Faça sua doação

Selo que pertencia ao rei Ezequias é encontrado em Jerusalém

Área de Conteúdo

Selo que pertencia ao rei Ezequias é encontrado em Jerusalém

Selo que pertencia ao rei Ezequias é encontrado em Jerusalém

xselo-de-ezequias-286x200.jpg.pagespeed.ic.kwIoljv5CmFoi divulgado nesta quarta-feira (2), que arqueólogos israelenses encontraram em Jerusalém um selo do rei Bíblico Ezequias. Ele governou o reino do Sul (Judá) por volta do ano 700 a.C. As Escrituras o descrevem como um monarca diferente, que se dedicou a eliminar a idolatria de seu reino. 

A peça de argila, chamada de bula pelo tipo de impressão, mede cerca de um centímetro de diâmetro. Acredita-se que as inscrições podem ter sido feitas pelo próprio rei, comenta Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém. “Essa é a primeira vez que a impressão de um selo de um rei israelita ou da Judéia é revelada em uma escavação arqueológica científica”, comemora Mazar, que dirigiu a escavação onde a peça foi encontrada.

Os arqueólogos a encontram na parte sul de um muro que cerca a Cidade Velha de Jerusalém. No lugar funcionava uma área de descarte de dejetos na época de Ezequias e que pode ter sido atirada de um edifício real próximo.

O selo contém o desenho de um sol com duas asas, além de escritos em hebraico antigo. O símbolo representava antigamente a proteção divina sobre seu povo, pois era proibido aos judeus fazer imagens de Deus.

Ao ser escavada, anos atrás, a peça foi retirada com outras 33 e na época não foi possível saber de imediato o que era o objeto. Após análises e estudos, encontraram pontos entre algumas letras, em que seu significado ficou claro. O texto diz: “Pertencente a Ezequias (filho de) Acaz, rei de Judá”.

Com informações de portal Gospel Prime.

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress