Faça sua doação

Saiba qual o diferencial para conquistar uma vaga em Concurso Público em 2015

Área de Conteúdo

Saiba qual o diferencial para conquistar uma vaga em Concurso Público em 2015

Saiba qual o diferencial para conquistar uma vaga em Concurso Público em 2015

Como uma oportunidade de estabilidade e de melhor qualidade de vida, cada vez mais pessoas tem procurado pelos concursos públicos como forma de alcançar sucesso profissional e financeiro. Em 2015, o número de vagas será um pouco menor que em 2014, mas este dado não tem desanimado quem está em busca desse sonho.

O número de vagas previstas em órgãos de níveis federal e estadual, além de capitais, chega a 21,6 mil. Dentre os com mais expectativa estão os editais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Receita Federal.

A forma mais procurada para estudar tem sido os cursinhos preparatórios que não dão folga e possuem aulas até mesmo nos finais de semana e feriados. As salas de aula estão cada vez mais cheias e os professores afirmam que, sem dedicação, nada será possível.

Antônio Geraldo (1)Antônio Geraldo, 34, mestre em estatística, é professor de Raciocínio Lógico, Matemática e Estatística no cursinho IMP, em Brasília e afirma que buscar um curso preparatório sério e comprometido faz toda a diferença. “No cursinho, os professores são especializados nas bancas examinadoras e na forma como os concursos cobram os conhecimentos. Os materiais e as aulas direcionam os alunos para os conteúdos efetivos e necessários para a aprovação”, diz.

Além de tempo e dedicação, alguns fatores são determinantes para quem deseja ser classificado e aprovado.  Professor Antônio dá algumas dicas para quem está iniciando esta jornada e para quem já tem algum tempo de estrada e ainda não alcançou seu objetivo:

Para quem está iniciando a sua preparação:

– A dica é definir qual o seu objetivo, escolher qual órgão ou qual carreira deseja conquistar;

– O próximo passo é estudar a fundo as disciplinas básicas que são essenciais para sua preparação, como exemplo: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática, Raciocínio Lógico e Atualidades;

– E por fim, de acordo com o concurso ou carreira escolhida, será necessário complementar os estudos com as disciplinas específicas, legislações e regimentos internos. Também é importante definir um planejamento de estudo com metas de curto, médio e longo prazo.

Para quem já estuda há mais tempo:

– É fundamental revisar os objetivos, os materiais e os métodos utilizados até agora, para aperfeiçoar e adaptar o que for necessário;

– Estude as disciplinas específicas dos concursos de interesse, as legislações e os regimentos internos.

– Resolver provas dos concursos anteriores é uma forma de revisar os conteúdos já adquiridos.

Com essas dicas, será possível conseguir bom êxito e atingir o sucesso. Saiba onde quer chegar, defina estratégias e se dedique na sua preparação, como fizeram Rodrigo Vieira, 27, concursado da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Afonso Henrique, 22, concursado do Ministério do Trabalho e Emprego.

IMG_0156(1)O engenheiro eletricista, Rodrigo Vieira, conta que ter foco e determinação é mais do que fundamental. Destinava os horários de almoço para estudo, por conta do término de sua graduação.Algumas disciplinas da faculdade também o ajudaram na hora das provas.

“Fui aprovado em 10° lugar de 24 vagas para o cargo de Assistente Técnico no Conselho Regional de Engenharia. Para o meu 2° concurso estudei cerca de 4 meses, concomitantemente com a graduação de Engenharia elétrica, e fiquei em 7° colocado de 1 vaga para o cargo de Engenheiro de Rádio e TV na Empresa Brasil de Comunicação – EBC”, conta Rodrigo.

O jovem Afonso, estudante de Direito, afirma que no tempo que estudou para o concurso teve algumas dificuldades, mas nunca desistiu. “Eu tinha baixa autoestima e a rotina dificultava. Pegar ônibus todo dia e estudar sempre, fora conciliar outras coisas era complicado. Mas acabei não tendo muito tempo para lamentar e recebi todo o apoio de minha família e sempre tive Deus comigo”, conta.

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress