Faça sua doação

Pesquisa mostra que regra dos 5 segundos pode funcionar, quando a comida cai no chão

Área de Conteúdo

Pesquisa mostra que regra dos 5 segundos pode funcionar, quando a comida cai no chão

Pesquisa mostra que regra dos 5 segundos pode funcionar, quando a comida cai no chão

1235040_comida-no-chao

O que fazer quando um alimento cai no chão? É seguro come-lo? Pesquisadores da Grã-Bretanha descobriram que se a comida for retirada do chão em até 5 segundos pode ser seguro consumi-la, de acordo com o mito urbano conhecido como regra dos 5 segundos.

Os estudos apontaram que o tempo é um fator significativo para que as bactérias que estão no solo sejam transferidas para a comida. O tipo de solo em que o alimento caiu também influencia, por exemplo, superfícies acarpetadas têm menos chances de transferir bactérias do que os pisos laminados ou azulejos. Entretanto, alimentos pegajosos e úmidos, estão mais vulneráveis à contaminação quando caem.

Na pesquisa foram analisados níveis de bactérias conhecidas, como a E. coli, transferidas a diferentes alimentos — incluindo torradas, biscoitos, balas e massas — que foram deixados no chão em intervalos de tempo de 3 a 30 segundos.

Para Anthony Hilton, professor de microbiologia da Universidade Aston em Birmingham e autor do estudo, a contaminação de alimentos em ambientes fechados, como casas, é ainda menor, se a comida for retirada do chão rapidamente. Ele acredita que a pesquisa traga alívio as pessoas que já aplicavam a regra dos 5 segundos.

Entretanto, há quem discorde da teoria. Como é o caso do chefe da divisão de doenças infecciosas do Weil Cornell Medical College em Nova York, Roy M. Gulick. “Comer alimentos que caíram no chão representa um risco”, ele ainda acrescenta que “a ingestão de bactérias e subsequente doença gastrointestinal, e o tempo que a comida passa no chão não muda o risco, já que se existem bactérias no chão, elas se unem ao alimento quase imediatamente com o contato”, diz ele.

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress