Pesquisa aponta que Aécio Neves aparece na frente entre os evangélicos
O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística(IBOPE) divulgou nesta última quarta-feira (15), junto ao Datafolha, as intenções de votos válidos na corrida pela presidência da República entre Dilma Rousseff(PT) que aparece com 49% dos votos e Aécio Neves(PSDB) com 51%. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Por isso, os dois estão empatados tecnicamente.
A pesquisa foi realizada visando analisar os eleitores por região, classe, religião, renda, faixa etária e escolaridade. O estudo foi realizado com 3.010 pessoas em 204 municípios, entre os dias 12 e 14 de outubro. Entre os evangélicos, o candidato Aécio Neves aparece na frente, com 58% das intenções, enquanto Dilma Rousseff está com 42%. Na religião católica, os dois estão empatados, com 50% dos votos. Segundo a última pesquisa, Aécio caiu entre os que declaram outras religiões e Dilma perdeu pontos com os evangélicos.
Dilma perdeu votos entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos, onde tinha 64% e passou para 61% e 59% para 56% entre aqueles com renda até um salário mínimo. Aécio apresentou recessão entre as pessoas de 2 até 5 salários mínimos. Os votos por região variam bastante, Dilma está à frente apenas no Nordeste, com 61% das intenções.
A maior diferença entre as pesquisas anteriores, está no quesito faixa etária, onde os candidatos estão empatados entre eleitores com 60 anos ou mais, com 50% dos votos. Dilma apresentou queda entre os eleitores com ensino de 5ª a 8ª série, de 61% para 55%. O candidato do PSDB, perdeu votos com aqueles que possuem ensino superior, saindo de 67% para 60%.