Faça sua doação

PERIGO! Fotos de crianças na internet

Área de Conteúdo

PERIGO! Fotos de crianças na internet

PERIGO! Fotos de crianças na internet

PEDOFILIA

Nos últimos tempos a tecnologia tem tomado conta de boa parte do dia a dia e dos momentos das pessoas. Cada celebração e acontecimento são registrados com fotos e postados na rede, principalmente das crianças. Os pais gostam de acompanhar o crescimento de seus filhos por meio de fotografias e mostrá-las aos familiares e amigos, como a criança cresceu e está diferente.

Mas é preciso tomar muito cuidado, pois essas fotos podem parar nas mãos de pessoas erradas e gerar um grande transtorno na sua vida e da sua família. Há um grande risco da criança ser vítima de bullying, sequestro, roubo e principalmente ser alvo de pedófilos. E tudo isso por informações contidas em suas fotos.

imagesSegundo Lúcia Williams, doutora em psicologia pela USP (Universidade de São Paulo) e professora do departamento de psicologia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), ainda não há estudos que mostrem os impactos que o excesso de exposição das imagens dos filhos nas redes pode causar no futuro. “Entretanto, o uso seguro da internet nos diz que é um risco colocar imagens de crianças de modo excessivo na internet, porque elas podem ser disponibilizadas para fins inapropriados”, diz.

Pedófilos
A Organização Mundial de Saúde define a pedofilia como um desvio da sexualidade caracterizado pela atracção de um adulto por crianças que ainda não atingiram a puberdade.
A medicina oferece tratamentos aos pedófilos e a quem abusa de crianças, mas reconhece que estes não têm eficácia garantida, quando muito, ajudam a diminuir a reincidência.

Lei
A Lei 3773/08 criminaliza o assédio ou a incitação de crianças e adolescentes à auto-exibição. As punições variam de 1 a 8 anos de prisão, além de multa. Caso o criminoso seja pai, tutor ou responsável pelo menor, ou tenha qualquer relação de autoridade com ele (como é o caso de empregadores), a lei prevê que a pena seja aumentada em um terço. O acréscimo também vale se o crime for praticado no exercício de cargo ou função pública.

Denuncie
Qualquer pessoa pode ajudar a combater a exploração contra as crianças e adolescentes. Basta ligar no Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100. As denúncias são mantidas em sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

Pais fiquem atentos, não postem qualquer foto de seus filhos nas redes sociais. Acompanhem as dicas a seguir e saibam o que é melhor não publicar na rede, para o bem estar e segurança dos seus filhos:

-Fotos da criança nua, no banho ou de fraldas;
-Fotos da criança de uniforme: Se desejar é possível embaçar, pintar ou colar uma imagem sobre o logo da escola;
-Fotos que dêem pista de onde a criança mora;
-Fotos que seu filho não gostaria de ver publicada quando ele estiver maior;
-Fotos que estejam marcadas pelo GPS do seu aparelho;
-Fotos que identifiquem onde você está;
-Fotos compartilhadas publicamente: Faça um ajuste nas configurações de privacidade das redes sociais para que apenas seus amigos vejam suas fotos e se quiser ser ainda mais específico, agrupe seus amigos em listas e compartilhe as fotos apenas com as listas em que você confia;

-Fotos que não estejam guardadas numa pasta com senha: Guardar as fotos em arquivos protegidos por senha dificulta o acesso de pessoas estranhas.

Imagem: Google

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress