Os cristãos prestam atenção na pregação? 75% diz que sim – Sara Nossa Terra Doe agora

Os cristãos prestam atenção na pregação? 75% diz que sim

Um dos desafios dos novos tempos, os dispositivos digitais têm modificado a forma como os cristãos interagem com a Bíblia e com o culto em suas igrejas. O projeto “State of Church” [Estado da Igreja], do instituto Barna, descreve a influência da tecnologia na interação com sermões.

Para o instituto, “é inegável a influência, embora talvez não seja tão extrema quanto se pense. Além disso, parece haver uma grande oportunidade de usar, cuidadosamente, as ferramentas digitais em direção à meta do crescimento espiritual”.

A pesquisa, feita com cristãos norte-americanos – mas que pode nos dar uma ideia do que acontece no Brasil, afirma que se a tecnologia não mudou exatamente na maneira como os sermões são entregues, ela tem um efeito maior no que os fiéis fazem durante o sermão.

Entre cristãos praticantes, 75% deles dizem que ouvem o pregador atentamente, e que as Bíblias físicas são um acessório comum (36%) em oposição às Bíblias digitais (15%). Um em cada quatro cristãos (25%) é mais atento ao sermão, fazendo anotações.

Mesmo assim, 17% admite se distrair, uma porcentagem que pode se sobrepor àqueles que afirmam checar a palavra do pastor (10%) ou navegar por textos, e-mails ou mídias sociais em seus telefones (7%).

Quando analisada por faixa-etária, fica clara a diferença no uso de dispositivos. Não é surpresa que a geração Y (nascidos entre 1980 e 1995) está entre a que mais relata que as telas fazem parte de sua experiencia de adoração na igreja. Seja porque utilizam uma Bíblia digital ou por outros aplicativos pessoais (anotações) ou sociais (Instagram).

Os boomers (nascidos entre 1946 e 1964) são os mais propensos a dizer que ouvem atentamente os sermões. Para um cristão mais velho, um caderno ou livro de anotações pode ser mais útil, apesar deles serem menos dispostos a fazer anotações durante o culto.

Fonte: Gospel Prime

Voltar pra igrejas

Faça um comentário

X
Evento Teste