Intérpretes de Libras levam o Evangelho a milhares de surdos e deficientes auditivos da SNT – Sara Nossa Terra Doe agora

Intérpretes de Libras levam o Evangelho a milhares de surdos e deficientes auditivos da SNT

Transmissão do culto na SNT Santa Maria/DF

Comunicação, integração e cuidado com a vida são valores estimados no ministério Sara Nossa Terra. Com esta ideia, desde 2011, em Santa Maria, cidade satélite do Distrito Federal, teve início o trabalho de Língua Brasileira de Sinais – Libras, o projeto também acontece há cerca de oito anos na Embaixada Sara Nossa Terra. 

Após o Revisão de Vidas, Regiane Alves que hoje é professora intérprete educacional,  sentiu em seu coração o desejo de atuar como intérprete, pois ela já tinha domínio de Libras. “Desenvolvi um trabalho voluntário por dois anos na Central de Libras de Brasília, para recuperar a fluência e me atualizar na língua. No decorrer destes anos, me formei em pedagogia e estou me especializando em Libras braile. Quando estou traduzindo me sinto como um portal: Deus me usa, eu tenho o dom e a capacitação e eu transmito e faço as adaptações”.

Atuam no Ministério cerca de 20 TILS pelo Brasil. Regiane Alves que é intérprete na SNT Santa Maria Sul, afirma que há mais profissionais em outras igrejas e que estão na busca para integrá-los. “Quando chegamos na igreja procuramos abrir um curso de Libras Básico na esperança de conseguir pessoas para nos ajudar na missão, porque só uma pessoa fica muito exaustivo. Quando temos os surdos é melhor ainda pra ministrarmos as aulas, pois nada melhor do que aprender com um usuário nativo da língua”.  No Rio Grande do Sul, a intérprete Camila conta que há um projeto para que o curso de Libras seja desenvolvido junto a outras pessoas e dessa forma, haja mais intérpretes para aumentar o processo de tradução nas atividades do Ministério. No Sudoeste, em Brasília, desde o ano passado o curso é ministrado para intérpretes e líderes.

Regiane afirma que este é um trabalho árduo mais prazeroso e muito organizado. “Traduzimos os cultos, células, Revisão de Vidas e Instituto de Vencedores, agora tudo online, antes fazíamos de forma presencial na igreja. Em 2011 quando eu voltei do Revisão de Vidas, comecei a mapear famílias que tinham pessoas surdas nas proximidades da igreja e comecei a visitar. Buscava em casa pra ir aos cultos e assim comecei a trilhar este ministério. Na TV Gênesis este projeto nasceu no meu coração no ano de 2013. Na minha igreja em Santa Maria temos o curso libras básico que é ministrado pela surda Sara e eu fico no apoio, temos 05 alunos.”, conta.

Não há dados oficiais dentro da SNT sobre o número de pessoas com deficiência auditiva e surdos, mas estima-se que na igreja de Santa Maria/DF há 28 surdos batizados, oscilando entre visitantes e simpatizantes. Acredita-se que há mais de 100 espalhados pelo país, já que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. Além do Distrito Federal, outras igrejas do Ministério contam com o projeto de TILS, como SNT Porto Alegre/RS, SNT Interlagos/SP, SNT João Pessoa/PB, Goiânia/GO, Curitiba/PR e Rio de Janeiro/RJ.

Durante este tempo de pandemia de COVID-19, Regiane destaca como a janela de libras é importante para a comunidade surda. “Como as igrejas precisaram ficar dentro de casa, o surdo não teria o intérprete e o projeto está fluindo. Dessa forma eles estão assistidos, tendo essa opção não precisam ir para o mundo. Estamos levando Jesus Cristo para dentro das casas dos surdos e também dos ouvintes, é uma forma de disseminar a língua, porque as pessoas percebem”, destaca.

Entre os projetos realizados pelos TILS, além das traduções dos cultos, em São Paulo há uma célula somente para surdos. Segundo o intérprete o objetivo é inserir os casais surdos no curso de Família de Sucesso. Na SNT Interlagos há 18 surdos e atuam 5 intérpretes. Na Paraíba, além da sede, outras cidades como Cabedelo que funciona na região metropolitana de João Pessoa e Guarabira contam com as traduções de acordo com a frequência do público. Na região, os batismos de surdos, Conferência Arena Jovem e Celebrações também contam com os TILS.

Voltar pra igrejas

Posts Relacionados

Faça um comentário

X
Evento Teste