Exposição destaca a Bíblia como o livro da inclusão – Sara Nossa Terra

Exposição destaca a Bíblia como o livro da inclusão

BibliaO Memorial da Inclusão inaugurou, no dia 6 de julho, a exposição Bíblia: O livro da inclusão, fruto de uma parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A mostra destaca a importância de se disponibilizar a Bíblia para as pessoas com deficiência, em formatos adequados para esse público. Um dos principais clássicos da literatura religiosa, este livro vai muito além desse campo e marcou, de forma decisiva, o desenvolvimento cultural da humanidade. A exposição fica em cartaz até 27 de agosto, no espaço localizado à Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda, em São Paulo.

Com a proposta de retratar ações e programas da SBB pela inclusão de pessoas com deficiência visual ou auditiva, a iniciativa resgata a trajetória de pessoas e da instituição na direção de uma sociedade pautada por valores que contribuem para cidadania do ser humano. “Tendo como ponto de partida o Livro da Inclusão, a Bíblia, a exposição proporciona aos visitantes uma experiência com o pensamento da igualdade entre as pessoas como base para a convivência enriquecedora entre os diferentes”, afirma Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB.

A exposição apresenta diferentes aspectos da Bíblia, em oito áreas, entre as quais destacam-se: as tecnologias utilizadas para a comunicação do conteúdo bíblico; projetos realizados pela SBB que tratam da relação das pessoas com deficiência e suas famílias; e programas que trabalham com a acessibilidade da Bíblia, que está disponível em Braile e em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, estão reunidos quadros em alto relevo e esculturas táteis relacionados a temas bíblicos, produzidos pelo artista Renato Amisy, e uma tela em branco que fica disponível para o visitante registrar e expressar suas percepções e opinião sobre a mostra.
Além de obras táteis, a exposição conta com aparelhos eletrônicos interativos, audiodescrição e impressão dos textos em dupla leitura e com fonte ampliada, em tinta e em braile. Confira as atrações de cada módulo:
A tecnologia a serviço da comunicação
O progresso no domínio da eletricidade e da eletrônica possibilitou a invenção de recursos que facilitam a comunicação entre as pessoas. Com a popularização dessas novas tecnologias, diferentes grupos da sociedade tiveram a oportunidade de serem incluídos e também de interagirem com outros grupos e entre si. Como uma organização que se dedica à difusão da Bíblia, a SBB tem disponibilizado o seu conteúdo nos meios existentes em cada época.  Objetos: LP, Cassete, CD, CD-ROM, Bíblia em Áudio em MP3, Proclaimer: O Aparelho Mensageiro – acessível para manuseio, App Minha Bíblia SBB – acessível para manuseio.
Encontros de Pessoas com Deficiência Visual
O projeto “A Bíblia para pessoas com deficiência visual”, que viabilizou a produção da primeira Bíblia em Braile na Língua Portuguesa, propiciou a realização de Encontros para Pessoas com Deficiência Visual, que também são voltados para profissionais que trabalham no seu atendimento. Hoje, são realizadas edições do evento em diferentes partes do País.
Emancipar: Parceria entre a SBB e a Prefeitura de Barueri (SP)
Voltado para pessoas com deficiência e suas famílias, este é um programa que tem a finalidade de prevenir agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos beneficiários.
A Bíblia Sagrada em Braile
Composta por 45 volumes, a Bíblia em Braile é produzida pela SBB, na Imprensa Braile, integrada à Gráfica da Bíblia, em Barueri (SP). Com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de hoje, foi idealizada com o objetivo de ser mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual, alfabetizadas em braile. É distribuída pela SBB a pessoas com deficiência visual cadastradas no programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual.
Revista A Bíblia no Brasil (ABNB)
É publicada, sem interrupção, desde 1948, para divulgar a Causa da Bíblia no Brasil e no mundo. Suas edições trimestrais alcançam atualmente a tiragem de 90 mil exemplares. Há uma década, uma coletânea em braile das matérias publicadas na ABNB é enviada também a pessoas com deficiência visual atendidas pela SBB. A distribuição teve início de forma tímida, com uma seleção de poucas matérias. Com a boa repercussão e receptividade do público, o número de notícias foi ampliado.
A Bíblia em Libras
Projeto editorial da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), a coleção Aventuras da Bíblia em Libras (Língua Brasileira de Sinais) já conta com dois volumes que reúnem um livreto e um DVD com uma seleção de histórias bíblicas voltadas para o público infantil e seus familiares. A iniciativa está inserida no programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva.
Quadros de Renato Amisy
Nascido em Barretos (SP), o artista plástico Renato Amisy é conhecido no Brasil e exterior, especialmente na França, pelo caráter tangível de suas obras: Elas podem e devem ser tocadas. Uma coleção preparada com a técnica de “pintura acrílica em papel Canson”, reportando temas da Bíblia, tem sido promovida pela SBB como iniciativa que proporciona às pessoas com deficiência visual uma possibilidade concreta de apreciação de obras de arte. Na mostra, estarão destacados dois quadros da série Milagres de Jesus.
Tela Inclusiva e Interativa
Os visitantes são convidados a expressar seu sentimento, desenhando, escrevendo, pintando ou deixando a sua marca pessoal.
Serviço
Exposição Bíblia: O livro da inclusão
Visitas: De 7 de julho a 27 de agosto de 2016
Segunda à sexta-feira, das 10h às 17h
Sábados, 30 de julho e 27 de agosto, das 13h às 17h
Local: Memorial da Inclusão
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo (SP).

Fonte: Portal Fé em Jesus

Voltar pra igrejas

Faça um comentário

X
Evento Teste