Faça sua doação

Mais da metade da população brasileira está acima do peso

Área de Conteúdo

Mais da metade da população brasileira está acima do peso

Mais da metade da população brasileira está acima do peso

000hkg63652A obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil e em outros países do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS), considera que, atualmente nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar. Outro fator diretamente ligado a essa questão é a obesidade, que geralmente está associada a gula.  E como todo vício não é bom, comer também deve ser observado como um problema que deve ser tratado físico e espiritualmente.

Um levantamento do Ministério da Saúde revela que mais 51% da população brasileira está acima do peso. O excesso de peso em homens adultos saltou de 18,5% para 50,1% — ou seja, metade dos homens adultos já estava acima do peso — e ultrapassou, em 2008–09, nesse mesmo período, o excesso em mulheres, foi de 28,7% para 48%. O sobrepeso não é uma doença que atinge apenas os adultos, mas tem afetado muitas crianças, principalmente a partir dos 5 anos de idade.

Para o cristão

Na Bíblia diz em Provérbios 23:20-21, “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.” Deus não julga a comida pecado. E nem espera que a vida do homem dependa dela para alegria e felicidade. Ele espera que todos possam comer e beber com moderação.

Aprenda a controlar seus impulsos e ore ao Senhor para pedir-lhe sabedoria e discernimento, desse modo, seu corpo e espírito estarão alinhados à vontade de Deus. Modere não só a sua alimentação, mas à todas as áreas de sua vida!

Obesidade e seus sintomas

É uma doença causada pelo acúmulo de gordura no corpo, que é quase sempre gerado por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia.

O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, exceto quando atinge valores extremos. Geralmente o paciente apresenta limitações em seu movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença variçosa superficial e profunda (varizes), entre outros.

 Saiba como calcular seu IMC

A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).

Quer saber como calcular o seu IMC? Veja abaixo:

imc

 
Tratamento

A obesidade pode ser tratada através da utilização de atividade física e medicamentos, mas no caso deste último, nunca devem ser usados como única forma de tratamento. Fazer uso apenas de remédios pode tornar o paciente dependente, por isso o tratamento medicamentoso da obesidade deve ser acompanhado com rigor e restrito a alguns tipos de pacientes.

Há também a opção de cirurgia para aqueles casos de obesidade avançada ou mórbida, ou ainda, em casos de diabetes e hipertensão. Existem quatro tipos de técnicas da cirurgia bariátrica, que reduz o estômago para controlar o peso: Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática. A escolha da cirurgia dependerá do quadro do paciente, do grau de obesidade e das doenças relacionadas.

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress