Faça sua doação

Maioria dos pastores está com algum nível de estresse por causa da pandemia

Área de Conteúdo

Maioria dos pastores está com algum nível de estresse por causa da pandemia

Maioria dos pastores está com algum nível de estresse por causa da pandemia

Uma pesquisa inédita realizada pela Envisionar, organização voltada para a capacitação de líderes, concluiu que a maioria dos pastores está com algum nível de estresse por causa da pandemia e que grande parte deste estresse está concentrado em questões envolvendo o ministério.

A pesquisa, que foi enviada com exclusividade ao Gospel Prime, mostra que 92% dos pastores estão com algum nível de estresse por causa da pandemia. Entre os pastores, 68% são pastores sêniores e 32% são líderes na igreja. Foram consultados pastores de todas as regiões do país.

Entre os pastores com algum nível de estresse, 49% se dizem estressados ou muito estressados por causa da pandemia. Além de ter que se reinventarem para fazer o que já faziam de uma forma diferente. Enquanto que 44% dos pastores e líderes se dizem pouco estressados e apenas 8% sem estresse.

Quando analisado onde se concentra a causa do estresse, 63,7% estão com estresse alto ou médio no ministério ou trabalho, enquanto que 57,5% estão com estresse alto ou médio na área psicológica.

Faixa etária

Para o levantamento foram consultados pastores com idade acima de 20 anos, sendo que 33% tem abaixo de 40 anos de idade, 58% tem entre 40 a 60 anos de idade e 9% tem acima de 60 anos de idade. De acordo com a pesquisa, isto indica neste levantamento, que para cada 2 pastores ou líderes entre 40 a 60 anos de idade, temos apenas um pastor ou líder abaixo de 40 anos de idade para substituí-los.

“Este reflexo já tem sido percebido em diversas igrejas que entram em crise por falta de liderança, e acabam vivendo processos de ruptura e não de transição. Na ruptura uma geração de líderes mais idosos segura a liderança até não aguentar mais”, aponta a Envisionar, que é liderada por Josué Campanhã, que é considerado um expert em liderança e planejamento.

A pesquisa indica também que cerca de 75% das igrejas no Brasil tem menos de 250 membros, e apenas 3,5% são megaigrejas com mais de 2.000 membros. As chamadas megaigrejas se destacam mais, e podem ter um papel de referência, mas lidam com desafios similares aos das igrejas menores.

A Envisionar divulgou apenas uma parte da pesquisa, prometendo divulgar os resultados a cada 7 dias.

 

Fonte: Gospel Prime

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress