Faça sua doação

Conheça quatro passos que levam à liderança eficaz

Área de Conteúdo

Conheça quatro passos que levam à liderança eficaz

Conheça quatro passos que levam à liderança eficaz

ArteWeb_1080x1080_4passosLançamos recentemente um quiz para saber que tipo de líder você é. Agora que você já identificou o seu perfil, que tal aprender 4 passos para tornar essa liderança ainda mais eficaz?

PASSO 1 Eu faço – Você observa

Esse é o início de tudo. Parece óbvio- e,em certo sentido, é mesmo, mas a experiência mostra que nem todo mundo encara essa etapa dessa maneira, Não são poucos os casos de liderados que “se acham”, ou seja, pensam que o fato de serem aprovados em um processo de seleção é sinal de que são naturalmente aptos a exercerem a liderança. Por isso, não levam o processo de aprendizado tão a sério, considerando-o uma burocracia necessária:  “sou um líder nato, isso é perda de tempo para mim”, pensa!

Nessa fase, é de extrema importância que o líder – não o que se considera como tal, mas o que realmente é – saiba se impor, ele é a referência, e não precisa ter medo de parecer arrogante pelo fato de colocar os liderados em seu devido lugar. É bom para ambas as partes. O liderado que se recusa a observar e aprender é, em última análise, o mais prejudicado nisso, pois está deixando de aproveitar uma excelente oportunidade.

PASSO 2 Eu faço- Você Ajuda

Tendo aprendido a observar e ouvir o líder, o liderado naturalmente passará a se espelhar no exemplo, assimilará a visão e demonstrará disposição para trabalhar também. Esse é um Importante momento para colocar em ação a segunda etapa do processo. Está na hora de abrir espaços e oportunidades para que essas pessoas se envolvam diretamente no trabalho do grupo, da organização ou da empresa, desde que seu papel não seja deturpado e ele continue se submetendo à orientação do líder.

Assim como acontece na primeira fase do processo, pode ocorrer de um liderado se considerar em condições de tomar iniciativas para as quais ainda não está preparado. É dever do líder mostrar que esse segundo passo não pode ser negligenciando, e mesmo ainda desprezado. Não queime essa etapa. Para ser um líder do futuro que forma futuros líderes integrais, é importante passar por essa fase e obter o melhor que ela tem para oferecer.

PASSO 3 Você faz-Eu faço

Agora sim, o liderado pode colocar a mão na massa. Ele passou pela fase inicial de observação e demonstrou humildade e disposição para aprender, submetendo-se à autoridade e à experiência do líder, também realizou projetos e cumpriu os planos necessários para a concretização do futuro previamente concebido. Por isso, chegou o momento de envolvê-lo não apenas na ação, como também na responsabilidade que dela advém.

O cuidado do líder nesse momento é o de controlar o entusiasmo do liderado. É claro que esse entusiasmo constitui um fator de extrema importância, mas se não for devidamente dosado, o líder pode se ver diante de um problema de difícil solução: ele deixa de ser referência , e a equipe corre o sério risco de cair em um ativismo sem norte. Portanto, o acompanhante de liderança é tão fundamental nessa fase quanto a manutenção de sua condição de líder, ou seja, sua autoridade não pode ser questionada ou relativizada.

PASSO 4  Você faz – Eu observo

Pronto! Seu liderado já está em condições de assumir responsabilidades maiores. Ele já passou pela fase inicial, na qual observou e aprendeu a partir de sua liderança. Depois começou a colocar a mão na massa, ajudando sem perder a perspectiva de sua autoridade como líder. Também demonstrou que sabe colocar na prática aquilo que aprendeu.

Tendo se desenvolvido nesse quarto passo inicial, está na hora de abrir espaço para que as asas de seus liderados se abram e possam alçar o próprio voo. Nessa quarta e última parte do processo, eles já demostraram possuir as qualidades fundamentais do líder eficaz. Também apresentaram a humildade necessária para assumir a liderança. Da mesma maneira, já formaram a sua concepção de futuro, portanto, precisam passar à quarta e ultima etapa, que é o próprio exército da liderança. E eficaz. No entanto, não considere esse o fim de seu trabalho, como líder do futuro você também tem o direito e o dever de acompanhar esse liderado, analisar os resultados de suas ações e iniciativas, pode até corrigir eventuais desvios de rumo na jornada que eles venham a empreender. Afinal, aquela liderança surgiu a partir da sua. E lembre-se: o Líder eficaz é sempre uma referência, inclusive para outros líderes eficazes.
Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress