Faça sua doação

Cientistas revelam a causa dos cabelos brancos e da calvície

Área de Conteúdo

Cientistas revelam a causa dos cabelos brancos e da calvície

Cientistas revelam a causa dos cabelos brancos e da calvície


Cabelo branco é algo que muitas pessoas não mostram o menor interesse em ter. Claro, deve ser moderno ter cabelos da cor dos de sua avó no Instagram, e todos apoiamos mostrar o que é natural se é isso o que você quer, mas, se formos honestos, os primeiros fios daqueles malditos cabelos brancos podem ser um pouco desconcertantes. 
E nem sequer começamos a falar em calvície… porque é algo que a maioria de nós também quer evitar a todo custo. Por isso você ficará animado ao saber que, quando pesquisadores do Centro Médico Sudoeste da Universidade do Texas estavam estudando uma doença genética rara, eles acidentalmente “tropeçaram” nas células que fazem com que nosso cabelo se torne branco. 
E tem a ver com a proteína chamada KROX20, que poderia potencialmente eliminar tanto os cabelos brancos quanto a calvície.  Aqui é onde a ciência entra.
Em um novo estudo publicado no início de maio na revista científica Genes & Development, pesquisadores que fizeram experimentos com camundongos descobriram que a KROX20, que é normalmente associada ao desenvolvimento dos nervos, atua como um interruptor que transforma as células do couro cabeludo em cabelo — o que então permite que as células criem algo chamado fator das células estaminais (SCF, na sigla em inglês). E o SCF importa, porque é responsável pelo pigmento nos cabelos.
Então, quando os pesquisadores removeram o SCF das células em camundongos, o pelo deles tornou-se branco. E, quando a proteína KROX20 foi eliminada, os camundongos ficaram carecas. 
A revista Allure destaca que a pigmentação do cabelo não tem um sistema de backup, por isso, quando os SCFs são alterados e seus níveis caem abaixo de um certo limite, não há suporte para a proteína. O resultado? Cabelos brancos.
Fonte: HuffPost Brasil

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress