Faça sua doação

Brasil fica em 60º lugar no ranking da educação, entre 76 países

Área de Conteúdo

Brasil fica em 60º lugar no ranking da educação, entre 76 países

Brasil fica em 60º lugar no ranking da educação, entre 76 países

enemSegundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre 76 países avaliados em um ranking mundial de qualidade de educação, o Brasil encontra-se na 60ª posição. Cingapura está em primeiro lugar, seguido por Hon Kong e Coréia do Sul. Em última posição, está Gana.

O ranking foi estabelecido por meio dos resultados de testes de matemática e ciências aplicados nestes países. No topo da lista estão países asiáticos e nas últimas 15 posições, estão países sul-americanos, como Argentina em 62º, Colômbia em 67º e Peru em 71º lugar.

Além dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), também foram avaliados o TIMSS, dos Estados Unidos, e o TERCE, aplicado em países da América Latina. O Pisa analisa conhecimentos de leitura, matemática e ciências. O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela aplicação das provas no Brasil.

O Pisa faz avaliações de conhecimentos e habilidades que conduzam os alunos a uma participação eficaz na sociedade. De acordo com os estudos, são analisados nas provas de leitura a compreensão, o uso e a reflexão sobre os textos escritos. Em matemática, é buscado medir a capacidade de expressar ideias bem fundamentadas.

O programa visa produzir indicadores dos sistemas educacionais. Os alunos avaliados estão na faixa dos 15 anos, idade do término escolar de unidade básica obrigatória na maioria dos países.

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress