Faça sua doação

Família: o lugar de formação da nossa identidade

Área de Conteúdo

Família: o lugar de formação da nossa identidade

Família: o lugar de formação da nossa identidade

“Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: “Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir”.
O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.
Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: “O Senhor também não escolheu a este”.
Então Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: “Também não foi este que o Senhor escolheu”.
Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: “O Senhor não escolheu nenhum destes”.
Então perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem? ” Jessé respondeu: “Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue”.
Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”.
Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

I Samuel 16: 6 a 13

Essa família de oito filhos foi visitada pelo profeta Samuel, que buscava o ungido de Deus, Davi, que fora excluído por seu pai na ocasião da visita.

Davi era o oitavo filho, número que na Bíblia representa um novo começo (depois do número sete que representa o ciclo completo), não tinha irmãs e provavelmente foi criado por um dos irmãos mais velhos.

Os golpes recebidos por Davi em sua criação o calejaram para a rejeição que sofreria em sua vida: ele foi rejeitado por 13 anos; dos 17 aos 30 anos, quando matou Golias, foi perseguido por Saul e rechaçado pelo povo, até voltar vitorioso como rei, sete anos depois. Davi se tornara um homem corajoso e vencedor pela rejeição sofrida em família que, contudo foi compensada pela formação de sua forte estrutura interior.

Precisamos enxergar na rejeição e nos erros de nossas famílias a oportunidade de criar estrutura em nós, pela soberania mão de Deus.

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress