Faça sua doação

O QUE É A LIBERDADE?

Área de Conteúdo

O QUE É A LIBERDADE?

O QUE É A LIBERDADE?

Um dos grandes argumentos que tem sido usado em nossa geração para se renunciar à liderança, é a “perda da liberdade”. Mas, o que é Liberdade? O melhor conceito é “sem limites”. Ser livre é não ter nenhuma restrição. O maior patrimônio de um ser humano ainda é sua liberdade, e cerceá-la é uma grande perda. Por outro lado, é impossível viver uma liberdade ilimitada. Portanto, quando dizemos “liberdade sem limites”, já pressupomos os limites naturais da existência humana.

Ser livre é não ter nenhuma restrição? Não! Podemos ser totalmente livres, sem que essas limitações nos restrinjam. Mas como? Existe uma forma de limite que não seja restrição? Sim, é quando este limite é posto por nós mesmos, e não pelos outros! Quando o próprio homem se impõe restrições, elas se tornam proteção e não cerceamento. Percebemos intuitivamente que ultrapassar aquele limite nos levará a uma invasão dentro do território do próximo, e isto se tornaria em delito, trazendo consigo uma possível reação com conseqüências.

Para se proteger destes possíveis danos, o próprio indivíduo se limita e se restringe, sem perder, contudo, sua liberdade. Na verdade, ele troca sua liberdade futura por aqueles limites. E, assim, ele se convence que a liberdade de amanhã vale o preço do limite de hoje.

A este processo chamamos “maturidade”, que é quando a própria pessoa descobre o conceito de liberdade como o caminho do limite, sem se sentir cerceada. Descobrimos que os limites do indivíduo geram a liberdade coletiva. Quando restringimos o indivíduo todo mundo ganha, inclusive ele.

Então a pergunta é: Para ser líder terei que perder a minha liberdade? Será que estou disposto a pagar o preço para exercer a liderança, o domínio para o qual Deus me chamou?

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress