A ARTE DE FAZER PERGUNTAS – Sara Nossa Terra Doe agora

A ARTE DE FAZER PERGUNTAS

Fazer as perguntas corretas é a chave para amadurecermos e crescermos tanto no quesito emocional quanto pessoal e empresarial. Todo progresso passa por perguntas bem elaboradas. Aliás, uma boa pergunta já traz em si uma dose de respostas intrínsecas. As perguntas são as pontes para o futuro. São os caminhos que nos levam ao plano de novas realidades.

Ao fazer as perguntas, seja cauteloso para discernir entre as positivas e as negativas. Ou seja, ao invés de perguntar: “Por que isso me aconteceu?”; “por que para mim tudo é mais difícil?”. Pergunte: “Qual o propósito desse acontecimento?”; “Como posso suplantar essa deficiência?”.

Ao invés de perguntar “Por que?” substitua “Para que?” e “Como?”. Como posso resolver isso? Qual o melhor caminho para atingir esse objetivo? A simples alteração de uma palavra tira nosso foco do problema para colocá-lo na solução. A pergunta feita com “por que”, traz um tom de revolta e indignação, um sentimento de autopiedade.

“Como”. Essa palavrinha tem o poder de criar um novo caminho, um novo panorama em nossas vidas. Nem sempre vamos compreender o porquê dos mistérios da vida. Até mesmo Jesus, o mestre dos mestres, já foi colocado em xeque por alguns de seus discípulos, quando viram um homem cego de nascença. Eles perguntaram: “Quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?! Ou seja, por que nasceu cego?! E a resposta de Jesus, foi surpreendente: “nem ele, nem seus pais, pecaram. Mas foi para se manifestar nele as obras de Deus.” (João 9).

Na prática Jesus inverteu a pergunta do por que, para o como. Quando ele afirma que era para se manifestarem no cego as obras de Deus, estava dizendo, em outras palavras “vamos focar em como resolver a cegueira dele e curá-lo e não no porquê de ele ter ficado cego”. E foi isso que aconteceu. Ele fez um lodo e ungiu os olhos do cego, curando aquele homem. Portanto, troque suas perguntas de “por quê?” para “como?” e encontre a saída para uma nova realidade em sua vida.

Voltar pra igrejas

Faça um comentário

X
Evento Teste