Bispo Lucas Cunha aborda vitimismo no Culto da Fé
A noite desta terça-feira (15), foi marcada pelo Culto da Fé na Embaixada Sara Nossa Terra. Com base no livro de Números 14: 3-5, o Bispo Lucas Cunha abordou o contexto bíblico em que 12 espias foram comissionados por Deus para ver a nova terra. No entanto, 10 se colocaram em posição de vítima e os outros dois não foram influenciados. “Deus esperava uma condição diferente dos israelitas. E faço uma pergunta: o que é uma vítima? São pessoas que não assumem responsabilidades nos processos”.
Ainda na palavra, Cunha disse que pessoas que se fazem de injustiçadas deixam de viver o projeto de Deus. “Quanto você já perdeu em sua vida? Quantas vezes já disse: não dou conta? Deste modo, saiba que a vítima sempre vai encontrar um culpado”. E reforçou que é essencial a pessoa tomar uma decisão para deixar de ser sofredor. “Temos que colocar o nosso limite nas pessoas e saber que vítima é aquela pessoa que transfere o erro dela nos outros indivíduos”.
Por fim, o Bispo refletiu que quando não aceitamos os argumentos das pessoas manipuladoras colocamos um freio no vitimismo delas. “Decida quem você quer ser e não aceite argumentos contrários a sua missão”.
Fotos Gabriel Souza