Doe agora

QUAL TEM SIDO O SEU FOCO?

Todo o sucesso na sua vida é resultado de foco. Foco é o tanto de atenção que a pessoa dá ao desafio ou situação que ela tem pela frente. Se alguém decide se tornar um corredor, o que separa ele de se tornar um maratonista é o foco que ele dará a corrida em sua vida. O foco em algo é proporcional ao sucesso naquela área.

Para identificar o foco atual da sua vida, faça as seguintes perguntas:

  • Onde está a sua atenção atualmente, onde está o seu foco em sua vida?
  • O que chama a sua atenção ou desperta o seu interesse?
  • O que te atrai quando você vai ler um jornal ou assistir a um filme?
  • Sobre o que e com quem você gosta de conversar?

Daniel Coleman, que escreveu a Inteligência emocional, diz que a atenção tem um papel fundamental para o sucesso. Sem foco não há sucesso. A quantidade de energia, a energia que você desprende para aquele objetivo. Coleman diz que os líderes precisam de três tipos de foco:

  • O foco interno;
  • O foco no outro;
  • O foco externo.

O foco interno é a sintonia com as intuições pessoais. Uma das grandes bênçãos de um líder é saber perceber. É ter intuição. Quando você vê uma situação se formando e você tem uma intuição sobre aquilo, é sinal que o seu foco interno está bem calibrado. Foco interno é a sintonia entre as intuições, valores e as melhores decisões que a pessoa já tomou.

Foco no outro facilita seu relacionamento com as pessoas que fazem parte de sua vida. Jesus praticava isso com seus discípulos. Ele pôde detectar que a fraqueza de Pedro era na área de confiabilidade: “Será que eu vou servir esse líder Jesus? Será que ele é realmente o Filho de Deus? Será que eu posso confiar a ele minha vida?

O foco externo nos ajuda a navegar pelo mundo que nos rodeia, fazendo-nos perceber os perigos e as necessidades à nossa volta. Foco interno produz autoconhecimento; foco no outro produz o conhecimento do outro; e foco externo produz o conhecimento do mundo que nos cerca.

 

Faça um comentário

X