Doe agora

INVISTA NA PROSPERIDADE DA ALMA

Nós temos sede de Deus e não podemos viver sem Ele. Todas as vezes que vamos à igreja para ouvir a palavra e encontra a presença de Deus, não saímos da mesma maneira que entramos – somos transformados. Paulo diz que somos transformados de glória em glória, de fé em fé.

Nossa prosperidade não começa de fora para dentro. Nossa prosperidade não existe porque temos casa, bom emprego, saúde. João nos mostra que Gaio tinha uma alma próspera, e faz uma relação direta entre a prosperidade da alma e a prosperidade da vida.

Essa alma a que João se refere são as emoções. Nessa alma, que é o lugar de sentimentos, desejos e afeições, devemos ter saúde e prosperidade, porque se nossas almas forem curadas, se nossas emoções forem restauradas, tudo em nossa vida dará certo.

A boa notícia é que não é o emprego, nem carro novo ou o marido que nos dará uma alma próspera. Se nossa alma não for próspera antes de buscarmos essas coisas, talvez encontremos pessoas com almas tão pobres quanto a nossa. Nós sempre pensamos que buscamos nossos opostos, algo diferente do que somos, mas isso não é verdade. Procuramos nossos semelhantes.

E qual o segredo para a prosperidade? João revela a Gaio que ele tem essa saúde e sua alma é próspera porque ele anda na verdade. A cura de nossa alma, a cura interior, a libertação emocional ocorre quando lidamos com a verdade.

E o desafio está no que nos fala o escritor aos Hebreus: “a verdade entra como uma espada afiada dos dois lados”. Não há como uma espada afiada entrar num coração sem dor. Não há como a palavra de Deus entrar em nossas vidas e não doer e não nos levar a um constrangimento e a um arrependimento profundo. Quando oramos e a palavra nos chega com dor, é porque Deus está operando uma cirurgia espiritual em nós.

O texto de João diz: “andas na verdade”, que quer dizer sinceridade de mente, livre de paixão, de pretensão, de simulação, de falsidade e de engano. Se quisermos ser prósperos, ter uma alma próspera, um corpo saudável e prosperidade na vida, o segredo é andar na verdade.

Faça um comentário

X