FOCO INTERNO – Sara Nossa Terra Doe agora

FOCO INTERNO

O foco interno é a sintonia com as intuições pessoais. Uma das grandes bênçãos de um líder é saber perceber. É ter intuição. Quando você vê uma situação se formando e você tem uma intuição sobre aquilo, é sinal que o seu foco interno está se calibrando. Foco interno é a sintonia entre as intuições, valores e as melhores decisões que a pessoa já tomou.

Para se ter um foco interno satisfatório, é preciso conhecer a si mesmo e a seus limites. É preciso ter discernimento sobre os seus sentimentos. É discernir, corretamente se o que você está percebendo em uma pessoa é real ou, apenas, uma dificuldade sua espelhada ali.

Quem tem foco interno, sabe fazer uma boa leitura de si mesmo e da situação antes de tomar uma decisão. E isso implica em conhecer seus limites, suas forças, sua fraqueza, sua saúde física, conhecer seu corpo. Por exemplo, nosso bem-estar físico depende de aprender a ler o nosso corpo, que tipo de alimentos me fazem bem e quais os que prejudicam minha saúde. Até nossas escolhas alimentares exigem foco interno.

Outro exemplo de foco interno na área da saúde é ficar atento à sua faixa etária e seu equilíbrio hormonal. Até pouco tempo atrás só se falava de menopausa, que as mulheres que já passaram sabem que é uma fase que, realmente, mexe muito com a pessoa, Não é questão de sentir ou querer, é uma questão hormonal que mexe profundamente com a pessoa. Eu tenho visto pessoas sofrerem muito nesse período, inclusive, homens. Pessoas que, ao chegarem nessa faixa etária, começam a sentir um desânimo grande, apesar de estarem bem de saúde e praticarem atividade física. Pessoas que não têm problemas de obesidade, mas, mesmo assim, estão desanimadas. Muitas vezes esse sentimento de desânimo, de “estar down”, é sintoma da testosterona baixa.

Quem quer viver mais e continuar sendo produtivo deve se preparar para viver de forma saudável. A nossa geração está sendo preparada para viver noventa, cem anos, por isso mesmo é preciso escolher como você quer enfrentar essa idade. Tanto mulheres como homens devem procurar consultar um médico e fazer exames preventivos periodicamente. As mulheres são mais proativas nesse quesito. Já o homem foge, retarda o máximo possível e às vezes nem vai. Mas, tudo isso faz parte do nosso processo de calibrar seu foco interno.

Voltar pra igrejas

Faça um comentário

X
Evento Teste