Quem nos separará do amor de Cristo?
O medo descontrolado pode destruir seu corpo, alma e espírito e roubar a alegria de viver. Você precisa detectar como ele se alojou na sua mente a ponto de não permitir que você não confie na proteção de Deus. Só uma experiência com o genuíno amor de Deus pode libertá-lo do medo. Você não precisa viver debaixo de tormento e condenação. Nada pode separá-lo do amor de Deus que é fiel e justo para perdoá-lo de todo tipo de pecado de ontem, hoje e até dos pecados que você ainda nem cometeu.
“Quem nos separará do amor de Cristo” é a quinta pergunta de Romanos 8:31-39. As outras quatro são:
- Quem será contra nós? (v.31)
- Como não nos dará também com ele todas as coisas? (v.32)
- Quem levantará acusação contra os escolhidos de Deus? (v.33)
- Quem nos condenará? (v.34)
As primeiras quatro perguntas são a respeito de sofrimentos, conflitos e desafios da vida, mas a quinta, “Quem nos separara do amor de Cristo?”, traz uma lista enorme: tribulação, angústia, perseguição, fome, privação, perigo, espada e execução. Todos nós passamos por tempos difíceis e complicados. Existem as angústias ocasionais e as crônicas que podem nos levar à depressão clínica ou à ansiedade crônica. Paulo viveu todas essas situações citadas no texto e nem por um momento duvidou de que existisse um amor infinito e profundo guardando sua vida. Ele sabia que não estava desamparado e que Deus nunca o abandonaria, mesmo que poderes demoníacos e forças da natureza se levantassem contra ele.
Muitas vezes, o mundo parece todo desconjuntado e pulverizado diante de nós. Há uma sensação de medo e vazio e tudo isso nos causa medo e mal-estar. Mas, quando Paulo fez essas perguntas, ele não sofria de nenhum conflito existencial ou mal-estar. John Stott, em seu comentário sobre Romanos, diz que Paulo não ouvia essas perguntas da boca de Satanás. Ele estava devolvendo essas perguntas para Satanás. Paulo sabia que se o próprio Deus, que organiza e controla a história, é por nós, nada poderia derrotar seu amor infinito e real pela humanidade.
Estar em Cristo é estar livre de todo espírito de escravidão que gera medo, insegurança e falta de identidade. Em Cristo, você é herdeiro de Deus cordeiro de Cristo; mesmo que sofra com ele, ao fim, você será glorificado. A forma de se libertar do medo é crer na Palavra de Deus e orar confiando na sua vitória.
Alimente seu espírito e sua alma diariamente com a Palavra de Deus para que o medo não se instale nos seus pensamentos. Nas horas difíceis, tenha coragem para crer e perseverar. Ninguém se torna corajoso de um momento para o outro, mas prosseguindo de fé em fé, de glória em glória até que as tempestades e provações sejam superadas. Davi aprendeu primeiro a vencer o urso e o leão para, posteriormente, vencer o gigante Golias. A cada obstáculo vencido, você se torna mais forte para o próximo desafio. Coloque-se à disposição do Senhor para viver uma vida de confiança e fé nele, sem medo e sem covardia.
O salmista se dispôs a confiar, sempre, em Deus e a não se entregar ao medo. Como ele, devemos nos voltar para Deus nos momentos de escuridão, crendo que aquele que controla o Universo controla, também, nossa história.