CUIDADO COM AS BRECHAS
O diabo me fez isso! O inimigo me fez aquilo! Essa é uma frase muito usada para justificar cair em tentação ou perder o controle.
Sem dúvida o inimigo, nosso adversário, está sempre vagando pela terra buscando pessoas para enganar e destruir, e seus alvos principais são os nascidos de novo.
Um servo de Jesus Cristo tem o poder de Deus vivendo dentro dele e a proteção do Espírito Santo. Portanto o inimigo só pode atingir um cristão que abre brechas em sua vida.
As brechas são resultado de pecados não confessados, conversas vãs e frívolas, ressentimentos, ira, fofoca etc. Ser tentado ou provado faz parte de nossa caminhada. E a tentação sempre vem travestida de várias ofertas tentadoras.
Mas o único responsável quando você cede à tentação ou perde o controle não é o inimigo, mas você mesmo. No deserto Jesus foi tentado e as propostas apresentadas a Ele são as mesmas oferecidas hoje para todos.
A primeira é para que Jesus usasse o poder que o Pai lhe concedeu de ajudar outros para satisfazer suas necessidades pessoais. Ao negar, Jesus declara que a verdadeira fome do ser humano é espiritual e só pode ser suprida pela palavra de Deus.
A segunda tentação é para que Jesus usasse a sua influência com Deus para receber reconhecimento e fama. Ele ignorou o inimigo quando respondeu: “Não tentarás o Senhor teu Deus”.
A terceira tentação é para que Jesus se deixasse levar pelo seu poder. A Ele foram mostrados todos os reinos e dito de maneira mentirosa que seriam todos de Jesus! O inimigo disse que seria simples, bastando que Jesus se prostrasse diante dele! Jesus responde citando o livro de Deuteronômio: “Adorarás o Senhor, teu Deus e só a Ele servirás!”. Ele ensina que só vencemos as tentações pela dependência total da Palavra de Deus!
Depois que Jesus é tentado, o diabo se afasta, ele foge, e os anjos vêm para servi-lo. E o monte da tentação se torna o monte da previsão. Só é possível resistir a todas as propostas e tentações através da dependência da Palavra de Deus.