Aprenda a vencer os seus medos
O medo na medida certa nos preserva do perigo, mas quando descontrolado pode se transformar em fobia destrutiva ao ser humano. Já o temor do Senhor nos fortalece e nos protege contra o pecado.
Existem diversos tipos de medo, entre eles:
- Medo de doenças;
- Medo da morte;
- Medo do futuro;
- Medo de rejeição;
- Medo de más notícias;
- Medo de solidão;
- Medo de fracasso;
- Medo de escuro;
- Medo de casar;
- Medo de ficar solteiro;
- Medo de algum animal;
- Medo de altura.
Medo é diferente de preocupação; o primeiro é algo não razoável e o segundo é causado por circunstâncias. A sensação de medo proporciona um estado de alerta em virtude da pessoa sentir-se ameaçada física ou psicologicamente. O medo, também, causa um tipo de perturbação diante da ideia de perigo, irreal ou não. Por outro lado, o medo pode ser positivo ao impedir que a pessoa se exponha a situações extremamente perigosas e arriscadas. Porém, a ansiedade exagerada pode se transformar em fobia que leva ao estado patológico que impede o indivíduo de se relacionar com o objeto de seu medo.
Portanto, o medo tanto pode salvar sua vida como destruí-la; por isso, temos de aprender a lidar com nossos medos e incertezas. Você não deve se preocupar com o medo que o preserva do perigo, mas deve aprender a lidar com o medo que o paralisa ou o leva a fugir de circunstâncias complexas da vida.