Faça sua doação

A família é um lugar de proteção

Área de Conteúdo

A família é um lugar de proteção

A família é um lugar de proteção

Família é um lugar de proteção contra o sol causticante. Os três homens chegaram até a tenda de Abraão no maior calor do dia. O calor que nós sentimos aqui não é nada comparado ao calor do deserto que chega a 55ºC. Naquele momento de sol tão quente, os homens chegaram à casa de Abraão e este nem sabia quem eles eram. Mais à frente, lendo todo o capítulo, vamos descobrir que esses três homens eram o Senhor e seus anjos. Aprendemos ai que Deus visita a nossa casa. Deus tem interesse em saber como anda o nosso lar.

O primeiro propósito da família é ser um lugar de proteção contra o sol, ser um lugar onde as pessoas poderão encontrar sombra e descanso. Mulher, sua casa tem sido um lugar de sombra e descanso? A Bíblia fala que a mulher é o esteio do lar. Será que seu marido, quando termina seus afazeres, deseja ir para casa? Será que seus filhos, quando terminam a escola, ficam doidos para voltar para casa por ser um lugar gostoso de se estar? Sua casa é um lugar de sombra e de descanso, ou a sua casa é um lugar de conflito?

A casa de Abraão era um lugar de descanso. Sabemos disso porque ele foi até aqueles homens, que estavam cansados, e ofereceu descanso. Acontece, porém, que algumas casas são lugares de descanso e de sombra, mas só para os estranhos. É um lugar agradável para receber visitas. Isso não é totalmente ruim, pois em Hebreus lemos que devemos praticar a hospitalidade porque, muitos, sem saber, receberam anjos e esse foi o caso de Abraão. Nós, brasileiros, em geral, nos relacionamos com facilidade e gostamos de tratar as pessoas muito bem, principalmente os visitantes. É parte da nossa cultura. Mas não podemos esquecer os que moram ali.

Pare para pensar: Seu filho tem liberdade em casa? Você pode justificar: “Ah! Mas a casa é minha e eu que mando”. Não é verdade. A sua casa é também dos seus filhos. Será que eles têm tido prazer em viver lá e compartilhar isso com seus amigos? Você homem, tem construído isso, ou acha que receber os amigos dos seus filhos gasta muito e vocês já estão vivendo muito apertados?… “É tudo tão caro”. “É tão difícil fazer um almoço de domingo…” Mas nós não podemos deixar a essência da família se perder, o sentar-se à mesa juntos e compartilhar. Somos tentados a pensar: “Nossos filhos vão casar e nós vamos mudar para um flat”. Eu mesma já me peguei pensando assim. Mudar para um flat onde não temos que nos preocupar com nada, só com a nossa vida, seria um sonho. Você e seu marido ficariam bem, mas seu neto não teria aonde ir.

O lar de um homem e uma mulher que têm Deus é um lugar de sombra onde as pessoas chegam e se sentem bem. O seu lar tem sido assim para os seus filhos, para seu marido e para você? Às vezes, o marido torna o lar um tormento. Ele chega em casa igual aquele “fiscal do governo”, com muitas cobranças, quando na realidade seu desejo é conversar.

Um lar que Jesus visita é um lar onde há sombra e descanso. Jesus valorizou isso. A Bíblia diz que Jesus amava ir à casa de Lázaro, Marta e Maria. E, porque ele gostava de ir lá, surgiu uma amizade maravilhosa. O dia que Lázaro morreu, todos sabiam que quando Jesus soubesse, iria fazer alguma coisa, pois era seu amigo. Todas as vezes que Jesus subia da Galiléia para Jerusalém, ele tinha que passar em Betânia, pois era caminho. E, muitas vezes, Jesus dormia na casa de Lázaro. A casa de Lázaro, Marta e Maria se tornou um lugar de proteção para Jesus. Se Lázaro não tivesse aberto a sua casa, não teria experimentado a ressurreição, porque quando falassem para Jesus: “Morreu um homem chamado Lázaro”, Ele não saberia quem era. Todavia, a Bíblia diz que quando Ele soube, chorou, pois amava Lázaro. Jesus se lembrou do quanto ele era um amigo especial. Um lugar de proteção contra o sol e um lugar de amizade.

Um desses dias alguém estava compartilhando: “Eu não sei o que está acontecendo comigo, porque eu não ligo mais para o jogo de futebol. Eu costumava morrer se não assistisse ao jogo.” Eu falei:”Suas prioridades mudaram. Sua família hoje é mais importante que seu jogo de futebol”. O dia que sua família for mais importante que seu jogo de futebol, de vôlei, de peteca, de tênis, seja o que for, a sua casa vai ser um lugar preparo para que Jesus possa estar. A sua família estará cumprindo o projeto para o qual Deus a preparou.

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress