Faça sua doação

A leitura faz bem para o desenvolvimento do corpo humano

Área de Conteúdo

A leitura faz bem para o desenvolvimento do corpo humano

A leitura faz bem para o desenvolvimento do corpo humano

Leitura

Acredita-se que a leitura tem um poder transformador. O leitor pode ser conduzido a outros lugares sem sair de onde está, além de aprender sobre assuntos variados. Os livros podem enriquecer a vida de todos, mas segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro tem passado muito tempo longe dos livros.

Ei, psiu, qual foi o último livro que você leu? É importante o incentivo à leitura, mas é algo que tem acontecido com menos frequência. Não basta apenas comprar vários livros e encher as estantes, é preciso apreciar cada um, como se fosse um delicioso alimento ou uma viagem a um lugar desconhecido. Pode não alimentar o corpo, mas a alma e a mente, além de trazer benefícios para a vida toda, como facilitar a construção e interpretação de textos, elaboração de argumentos, conversação oral e escrita. A leitura não tem contra-indicação.

downloadAs crianças precisam que os pais demonstrem esse interesse para que surja nelas a curiosidade de aprender, para que o hábito de sentar e ler um bom livro se torne rotina. Nem sempre precisa ser algo extenso. Para dar início, apresente um livro com algumas gravuras para despertar a vontade dos pequenos, depois vá acrescentando livros novos e com mais histórias. Além de casa e da escola, a igreja também tem um papel muito importante nesse processo de aprendizagem, representado pelo ministério infantil. Lá, as crianças aprendem através de histórias bíblicas.

Segundo a neurocientista Suzana Herculano Houzel, sempre é possível aprender, mais precisamente “desde que somos do tamanho da cabeça de um alfinete”. Ainda bebê, os pais podem desenvolver habilidades de leitura em seus filhos. Como ensinar o gosto pela leitura, para uma criança bem pequena? Lendo para seus filhos antes de dormir, contando histórias, levando-os às livrarias, às bibliotecas, feiras e bienais do livro, promovendo outras formas de cultura, incentivando o diálogo e as brincadeiras com palavras, dentre outros.

Índice de leitura
De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), em 2012, o desempenho dos estudantes brasileiros em leitura piorou em relação a 2009. Com isso, o país ficou com a 55ª posição do ranking de leitura, abaixo de países como Chile, Uruguai, Romênia e Tailândia. Quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não alcança o nível 2 de desempenho na avaliação que tem o nível 6 como base.

Imagens: Google e UFJF

 

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress