Faça sua doação

31 de outubro: Dia da Reforma Protestante

Área de Conteúdo

31 de outubro: Dia da Reforma Protestante

31 de outubro: Dia da Reforma Protestante

No século XVI Martinho Lutero deu início a iniciativa com suas 95 teses que pediam mudanças nos hábitos da igreja católica da época, como a venda de indulgências, o celibato aos ordenados, entre outros. Lutero além de monge agostiniano também era um homem de muita sabedoria, foi professor na Alemanha na época dos escândalos das indulgências e se tornou pregador contra elas. Em 31 de outubro de 1517 afixou na porta da igreja de Wittenberg, conforme o costume das disputas acadêmicas, uma lista de 95 teses em latim sobre as indulgências.

Logo as notícias se espalharam e as teses de Lutero se tornaram conhecidas em toda Alemanha, chegando também até Roma. Conta-se que alguns cardeais da época vieram ao seu encontro para tentar convencê-lo a retirar seus escritos e se retratar, mas de nada adiantou. Muitos príncipes e reis insatisfeitos com o papa por questões políticas, aliaram-se aos ideias de Lutero e ali teve início a expansão da doutrina protestante.

Lutero declarava que a verdade religiosa só poderia ser provada pelas Sagradas Escrituras, desprezando totalmente as ordens do Papa e toda a Tradição e Magistério da Igreja Católica. Em 1520, o então Papa Leão X publicou a Bula Exsurge, que condenava Lutero com 41 sentenças e o ameaçava de excomunhão, caso ele não se apresentasse em 60 dias. Lutero se negou e além de queimar a bula em praça pública, queimou também um livro de Direito Eclesiástico. Em 3 de janeiro de 1521 Lutero foi formalmente excomungado.

Após sua excomunhão oficial, escreveu três obras em união com os alemães: “Manifesto à Nobreza Alemã’, exortando os príncipes a assumir a reforma da Cristandade e constituir uma Igreja Alemã independente; o “Cativeiro da Babilônia”, que falava dos sacramentos regulamentos pela Igreja como um cativeiro e que deles só ficariam em sua doutrina o batismo e a ceia, de acordo com a fé do indivíduo; e “A Liberdade Cristã”, que falava da Igreja como uma comunidade invisível, para aqueles que possuem uma verdadeira fé.

Durante o período de maio de 1521 a março de 1522 começou a tradução da Bíblia para o alemão a partir dos originais, tendo-a completado em 1534. Lutero morreu em 18 de fevereiro de 1546, em sua cidade natal de Eisleben, mas seus ideais foram levados mundo a fora e ecoam até hoje, com milhares de igrejas e denominações por todo o mundo, como a Sara Nossa Terra, que há 24 anos exalta líderes para transformar e sarar vidas por onde passam.

Com informações de Brasil Escola.

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress