Faça sua doação

1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Área de Conteúdo

1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids

1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids

luta-contra-aidsNesta terça-feira, 01 de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, com o objetivo de estabelecer comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

A sigla que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, era conhecida nos anos 80 como “A Maldita”. A doença foi reconhecida no início da década de 80, quando foi registrada formalmente. Os primeiros casos foram registrados em homens homossexuais norte-americanos. Tal fato levou ao pensamento errôneo de que a doença estava ligada a homossexualidade, mas foi superado.

O Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Transformar o 1º de dezembro em um dia de conscientização sobre a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

A campanha leva um laço vermelho como símbolo da luta e foi criado em 1991, em Nova York, por um grupo de amigos que queriam homenagear seus colegas que estavam morrendo de aids. A cor vermelha remete ao sangue e a à ideia de paixão e o laço foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

Compartilhe:
X
Angelo Rocha Desenvolvimento WordPress