Notícias

Notícias Mundo + Notícias Sara Nossa Terra Notícias Testemunhos

Pesquisa aponta que arquitetura dos templos influencia a fé dos mais jovens

Embaixada Sara Nossa Terra em Brasília

Um estudo divulgado pela empresa de pesquisas ComRes revela que muitos jovens ingleses estão optando pela fé cristã como resultado direto de visitas a seus belos templos.

O relatório indica que a experiência de estar num local de bela arquitetura religiosa é mais eficaz para atrair a geração mais jovem que participar de um grupo de jovens (11%) ou de um culto/missa (12%), de acordo com o relatório da consultoria U Catholic. Ao mesmo tempo, 13% dizem que um belo templo foi “vital” para sua escolha.

A ComRes entrevistou 2.000 pessoas com idades entre 11 e 18 anos no Reino Unido. Considerados surpreendentes, os resultados levaram os pesquisadores a concluir que “métodos antigos de evangelização, como grupos de jovens, são menos eficazes do que se pensava”, segundo a U Catholic. O Bispo de Worcester, John Inge, disse que “os templos dão uma sensação de estabilidade e também que a fé cristã inspirou as pessoas a construírem esses edifícios extraordinários”.

O pastor anglicano Jimmy Dale, responsável pelo departamento nacional de evangelismo juvenil da Igreja da Inglaterra, disse que sua equipe ficou “chocada” com os resultados. Ele destaca que 21% das pessoas entre 11 e 18 anos descreveram-se como “seguidores de Jesus”, enquanto 13% afirmaram ser “cristãos que frequentavam a igreja”.

 O jornal inglês Telegraph observou que esse é um grande contraste com os percentuais de um estudo similar realizado em 2006: “A pesquisa realizada pelo estatístico da igreja, Dr. Peter Brierley, sugeria que a frequência à igreja entre adolescentes era menos da metade disso, com 6% dos jovens entre 11 e 14 anos e 5% entre 15 e 18 anos participando regularmente dos cultos/missas”.

“Havia descrença entre a equipe porque a diferença era muito alta”, disse Dale sobre o contraste dos dois levantamentos. “O que é realmente nos entusiasma é que existe essa disposição e abertura para a fé entre os jovens”.

Dito isso, Dale admitiu que está na hora de a Igreja repensar algumas de suas estratégias de evangelismo para as novas gerações. “Coisas que classificamos como métodos antigos são algumas das formas mais eficazes”, acrescentou. “É um verdadeiro alerta para a igreja. Sabemos que temos muitos jovens entrando nos templos e agora entendemos o quanto isso pode ser importante para eles continuarem vindo”.

Muitos líderes católicos acreditam que a atração pela arquitetura tradicional e práticas religiosas se tornou uma tendência crescente entre a juventude da Igreja. O padre Joseph Kramer acredita que: “Há um movimento entre os jovens para conhecer melhor as tradições cristãs. Acho que eles são atraídos para a riqueza litúrgica do passado.”

Fonte: gospelprime

Uma resposta para “Pesquisa aponta que arquitetura dos templos influencia a fé dos mais jovens”

  1. Isso é uma verdd, inclusive eu prefiro ir a uma reunião (culto) em uma igreja que tem estrutura de shows. Ex: Hillsong Church me sinto à vontade,sem contar que existe uma facilidade ainda maior de nos envolvermos com outras pessoas, fazer novas amizades….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *