Notícias

Notícias Mundo + Notícias Sara Nossa Terra Notícias Testemunhos

Justiça de SP libera distribuição de remédio contra o câncer

capsula_cancerEm uma corrida com a justiça, pacientes com liminares podem agora ter acesso às cápsulas de fosfoetanolamina sintética, remédio para o tratamento contra o câncer que vem sendo testado há 20 anos.

A história é longa. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) havia proibido a distribuição da droga no dia 29 de setembro do ano passado, mas após uma paciente recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), voltou atrás e decidiu liberar a substância.

A Universidade de São Paulo (USP) é a responsável pela produção do remédio. De acordo com o desembargador José Renato Nalini, do TJ-SP, a universidade e a Fazendo do Estado devem garantir a publicidade e regularidade do processo de pesquisa. Segundo ele, não há registros oficiais da eficácia, mas não se pode ignorar os relatos de pacientes que melhoraram seus quadros clínicos.

Os estudos começaram nos anos 90. Durante mais de uma década, a fosfoetanolamina foi entregue gratuitamente no campus da USP em São Carlos. Em 2014, uma portaria determinou que as substâncias experimentais deveriam ter registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes que fossem disponibilizadas à população.

Fonte: Catravalivre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Image Lightbox Plugin